segunda-feira, 25 de julho de 2011

Kotlin: Mais uma alternativa ao Java

A JetBrains, uma fornecedora de ambientes de desenvolvimento para linguagens como Java, PHP, JavaScript e Ruby, está trabalhando em uma linguagem de programação capaz de ser executada em uma máquina virtual Java (Java Virtual Machine ou JVM). Batizada de Kotlin, a linguagem está sendo desenvolvida para contornar alguns dos inconvenientes presentes no Java e dar aos desenvolvedores alguns dos recursos que carecem na linguagem. Kotlin é orientada a objetos, digitada estaticamente e aparentemente compatível com a máquina virtual Java e outras linguagens que podem ser executadas nela, inclusive Java. O compilador do Kotlin pode criar byte code Java e Java pode chamar código Kotlin e vice-versa. A empresa também está estudando combinar Kotlin com JavaScript.

A linguagem foi descrita como mais estável em execução do que o Java, pois pode checar estaticamente pontos fracos, como a desvinculação de null pointers. A empresa também afirmou que a linguagem foi melhor desenvolvida, com suporte a certos aspectos de programação como interface de tipos variáveis, encerramentos, funções de extensão e mix-ins. Além disso, linguagens de domínio específico podem ser usadas com Kotlin. Alguns exemplos da sintaxe Kotlin são apresentadas em uma página "Hello World!" da empresa.

A fornecedora compara a linguagem com o Java e a atualmente popular Scala. Kotlin é uma das várias linguagens produzidas nesses últimos anos que usa uma JVM como ambiente de execução. Em abril, Gavin King, da Red Hat, apresentou o projeto Ceylon, que como o Kotlin foi desenvolvido para superar as limitações no Java. Os desenvolvedores da JetBrain mencionam a tentativa da Red Hat, mas notam que o projeto Ceylon não é compatível com o Java, pois não suporta o uso de sobrecarga, ao contrário do Kotlin.

Os desenvolvedores da JetBrains afirmam que a linguagem Scala, que é considerada a opção mais avançada dentre as linguagens criadas como alternativa ao Java, é de difícil aprendizado e possui um péssimo suporte de ferramentas. Os desenvolvedores ainda comparam o Kotlin à linguagem Gosu, que apesar de digitada estaticamente, porém usa objetos genéricos como covariantes e comete os mesmos enganos que o Java em arrays. Outra comparação foi feita com o Groovy, que é digitado dinamicamente e demasiado lento para os desenvolvedores do Kotlin.

A linguagem eventualmente será usada comercialmente. Assim que alcançar status de beta, a JetBrains planeja oferecer o compilador e o complemento para o IntelliJ IDEA, o ambiente de desenvolvimento Java da empresa, sob a licença Apache como software aberto. Um beta público será disponibilizado até o final deste ano. A linguagem de programação recebeu seu nome da ilha de Kotlin, localizada na costa da Finlândia e próxima à São Petersburgo, na Rússia, onde a empresa tem seus escritórios de desenvolvimento. Uma página de esclarecimentos fornece mais detalhes sobre a linguagem.

Fonte: h-online, em inglês e Linux Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário