quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O fim do Java da Oracle nos repositórios Linux

Em uma breve nota, a Oracle anunciou o fim da "Operating System Distributor License for Java" (DLJ), que foi criada pela Sun em 2006. Essa licença não-livre permitia que distribuidores Linux empacotassem e distribuissem a versão da Sun, e mais tarde da Oracle, do Java em suas distribuições Linux. A Sun disponibilizou o uso dessa licença depois de liberar a linguagem Java na conferência JavaOne em 2006. Ela foi escrita para assegurar que os usuários tivessem acesso fácil à pacotes com o já bem testado Sun Java durante o desenvolvimento aberto do OpenJDK.

Quando questionado pelo mantenedor Debian Sylvestre Ledru, responsável pelo pacote sun-java, o representante da Oracle Dalibor Topic esclareceu o raciocínio da empresa por trás dessa decisão em seu blog. Topic afirmou que a necessidade para a implementação do Java da Oracle vem caindo constantemente desde o lançamento do OpenJDK 6 e acrescentou ainda que o OpenJDK já é uma opção provada e segura, além de ser a principal escolha da maioria das distribuições Linux. A versão atual do OpenJDK é a 7, que está servindo de base para o lançamento do JDK 7 da Oracle.

Ledru comentou que alguns pacotes estão vinculados de maneira a depender diretamente dos binários da Oracle, e que ainda existem problemas com fontes, applets e suporte de outros desenvolvedores de software para o OpenJDK, ele pediu que usuários reportassem problemas apenas relacionados com o OpenJDK para que eles possam ser reparados em upstream e permitir que os pacotes do OpenJDK estejam à altura da qualidade do Oracle JDK. Topic também apontou que usuários que desejam usar o Oracle JDK 6 ou 7, ao invés do OpenJDK ainda podem baixá-lo diretamente do site da Oracle e usá-lo sob os termos da licença Oracle Binary.

Fonte: Linux Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário