quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Vírus destinado a dispositivos móveis aumentam

O número de vírus destinadas aos dispositivos móveis aumentaram consideravelmente no segundo trimestre, de acordo com o relatório de ameaças divulgado pela McAffe nesta semana. A análise aponta crescimento de 76% no número de ameaças destinadas a dispositivos Android desde o último trimestre analisado.

No período, os malwares do sistema operacional do Google superaram os do Symbian, embora a plataforma da Nokia e o Java ME permaneçam como o principal objetivo. Segundo o estudo, o crescimento rápido do ameaças para o Android, entretanto, indica que a plataforma pode se tornar um alvo crescente para cibercriminosos, e afetar desde aplicativos de calendário até aplicativos de humor, mensagens SMS e mesmo uma atualização falsa do Angry Birds.

De acordo o relatório, este ano tem sido recorde em quantidade de ameaças, incluindo o surgimento do primeiro antivírus falso para Mac e um aumento acentuado em rootkits. A McAfee apontou que o número de malware “Zoo” deverá atingir a marca de 75 milhões de amostras até o final do ano.

O primeiro semestre de 2011 registrou recorde no volume de ameaças, com aproximadamente 12 milhões de amostras e um aumento de 22% em comparação com o ano anterior. Com o aumento, no segundo trimestre foram registradas aproximadamente 65 milhões. Os pesquisadores da McAfee estimam que esse “Malware Zoo” chegará, pelo menos, a 75 milhões de amostras até o final do ano.

Já os malwares ocultos tiveram rápido aumento nos últimos seis meses, mais do que em qualquer outro período, chegando a quase 38% sobre os dados de 2010.

Fonte: ITweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário