sábado, 15 de outubro de 2011

Google lança linguagem de programação Dart

O Google apresentou, na segunda-feira (10/10), uma versão prévia do Dart, uma nova linguagem e programação para aplicativos de rede. O lançamento era muito esperado, não somente porque estava listado na agenda da conferência de desenvolvedores Goto, mas porque um engenheiro do Google descreveu a linguagem e suas razões de existir em uma mensagem enviada para uma lista de parceiros no ano passado.

“O objetivo do Dash (antigo nome do Dart) é substituir o JavaScript como linguagem de desenvolvimento de rede para a plataforma aberta”, afirmou Mark S. Miller no e-mail.

Lars Bak, outro engenheiro do Google que ajudou no desenvolvimento do mecanismo V8 JavaScript do Chrome e um dos criadores do Dart, disse em entrevista que o Google trabalha regularmente com grandes aplicativos de rede e que os engenheiros da empresa sentiram a necessidade de uma nova linguagem de programação para descrever aplicativos grandes e complexos.

Onde Miller descreve o Dart como um eventual substituto para o Java Script, Bak oferece uma descrição mais diplomática. “Linguagens de programação têm muito a ver com gosto. Sempre haverá pessoas que preferirão o JavaScript”.

Mas o Dart possui várias vantagens. Permite aos programadores escreverem o código “untyped” (onde tipos de dados não são especificados com um string ou número, por exemplo), podendo ser transformados em dados “typed” posteriormente. E escrever códigos “untyped” é geralmente mais rápido no início e nas fases posteriores do desenvolvimento ter dados “typeds” em um programa ajuda com a depuração e deixa o código mais estruturado. Isso é particularmente benéfico no desenvolvimento de aplicativos em larga escala.

Bak também afirma que a plataforma deve ter melhor desempenho do que o JavaScript em algumas situações. O JavaScript tem um tendão de Aquiles que pode desacelerar o lançamento de um aplicativo. Isso é particularmente perceptível em dispositivos móveis, onde o código precisa ser carregado sobre uma conexão relativamente lenta.

“No Dart, temos uma maneira de acelerar esse processo chamada ‘snapshotting’”, observando que os apps da Dart carregam 10 vezes mais rápido do que os com o código do JavaScript.

A plataforma também oferece uma forma estruturada de usar as libraries de códigos que não estão disponíveis no JavaScript. Com o Java é possível que uma library seja alterada enquanto o aplicativo é executado, levando a resultados imprevisíveis ou erros. Isso não acontece com o Dart.

O código pode ser executado ao compila-o em JavaScrip ou usando uma máquina virtual. Bak afirmou que o Google está considerando construir uma máquina virtual Dart dentro do Chrome e espera que os fabricantes de navegadores optem por fazer o mesmo.

O Google disponibilizou o Dar com um projeto open source no dartlang.org.


Tradução: Alba Milena, especial para o IT Web | Revisão: Thaís Sabatini
Fonte: IT Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário