quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Lançado primeiro beta do Groovy 2.0

Desenvolvedores do Groovy anunciaram o lançamento do primeiro beta do Groovy 2.0, a próxima geração da linguagem dinâmica que roda em máquinas virtuais Java. Anteriormente, os desenvolvedores estavam trabalhando na versão 1.9, mas com a inclusão de tantas novas ferramentas, eles decidiram ir direto para a nova versão.

O novo beta 2.0 apresenta pedaços melhorados de checagem de tipos estáticos. Percebeu-se que um grande número de usuários não usavam as capacidades dinâmicas do Groovy. Eles estavam, na verdade, usando-as como uma sintaxe melhor para Java. Para atendê-los, agora você pode dizer ao compilador Groovy para checar tipos estáticos em uma classe, ou método usando uma anotação @TypeCheceked. No blog de um dos desenvolvedores você pode ver mais exemplos a respeito do processo de checagem.

Outras ferramentas que estão sendo construídas para o 2.0, mas não são para essa versão beta, incluem suporte para compilação estática para as “chamadas dinâmicas” do JDK 7. Enquanto isso, a equipe Groovy lançou o Groovy 1.8.4, que aborda uma série de bugs que estavam causando problemas com Grails e com a automação Gradle.

Mais detalhes você pode ler aqui. Códigos fonte e binários para os dois estão disponíveis na página de download. E está licenciado sob a licença Apache 2.0.

Fonte: Imasters

Nenhum comentário:

Postar um comentário