segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Xtend 2.2, linguagem variante do Java, está menos dependente do Eclipse

A versão 2.2 do Xtend, linguagem tipada variante do Java, foi lançada e permite que desenvolvedores utilizem um compilador standalone em seus códigos, o que resulta em uma maior independência do Eclipse IDE. O novo release também suporta compilação dentro do build Maven. Além disso, o tratamento de exceções foi refatorado e novas funcionalidades de linguagem foram adicionadas.

O suporte para Maven é baseado em uma nova biblioteca de execução e em um plugin voltado para a integração no Maven. Karsten Thoms, arquiteto de software do itemis, descreve os detalhes dessa funcionalidade em seu blog.

Os desenvolvedores do Xtend 2.2 também adicionaram maior suporte para a linguagem, desenvolvendo a habilidade de criar linguagens de domínio específico em conexão com o framework de desenvolvimento Xtext IDE, que é a base do Xtend.

Desenvolvido por Sven Efftinge (designer líder), Sebastian Zarkenow (coarquiteto) e outros, o Xtend retém o modelo do objeto e o sistema de digitação estática que são familiares aos desenvolvedores Java, mas então adiciona um suporte mais rico para sobrecarga de operador de linguagem, closures, despacho múltiplo, e templating – todos eles voltados para fazer o código desenvolvido em Xtend mais legível e mais fácil de manter. O código do Xtend compila para um código Java legível, que então é compilado para o Java bytecode.

A atual versão do Xtend pode ser baixada como um pacote com a distribuição do Eclipse Ctext para itemis, ou através do Eclipse Marketplace.

Fonte: Imasters

Nenhum comentário:

Postar um comentário