terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Kotlin, linguagem alternativa ao Java, está disponível como open source

A linguagem Kotlin, uma alternativa do JetBrains à plataforma Java, foi disponibilizada como open source sob a licença Apache 2.

As ferramentas liberadas incluem "Kompiler", o compilador Kotlin, um conjunto de melhorias para bibliotecas padrões Java, como utilidades convenientes para coleções JDK, ferramentas de construção (para Ant, Maven e Gradle), e um plugin an IntelliJ IDEA para trabalhar com a IDE do JetBrains.

A Kotlin é uma linguagem de programação estaticamente tipada que pode compilar para byte code para Java JVM ou para JavaScript. Ela foi desenvolvida para ser mais segura que o Java para checagem estática de problemas, como dereferenciação de apontador nulo, e mais concisa que o Java ao incluir inferência de tipo, funções de ordem superior, mixins e delegação.

Além disso, os desenvolvedores afirmaram que o objetivo foi fazer a Kotlin mais simples e mais madura para competir com o Scala. Eles publicaram comparações com Java e com Scala para explicar o design da linguagem futuramente. Uma demo web da Kotlin permite que os desenvolvedores experimentem a linguagem a partir de seus navegadores.

Atualmente, o Kompiler emite apenas byte codes para JVM; o JetBrains começou a desenvolver um backend em JavaScript e estão buscando criar um backend para LLVM futuramente. Os desenvolvedores querem contribuidores para o projeto, seja trabalhando diretamente no código do Kotlin ou corrigindo outras bibliotecas Java para torná-las amigáveis à Kotlin.

Builds estão disponíveis para download a partir do repositório github do projeto, e o código está disponível no mesmo repositório.

Fonte: Imasters

Nenhum comentário:

Postar um comentário