terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Plataforma Node.js substituirá Java em servidores

Com apenas três anos de vida, o sistema de software com base em JavaScript Node.js parece ganhar uma tração invejável como plataforma de desenvolvimento de aplicações. Notavelmente, o software faz com que os desenvolvedores estendam o uso do JavaScript para fora do browser e no espaço do servidor.

Construído com a ferramenta Google Chrome V7 JavaScript, o Node.js foi endossado pela Microsoft e pelo Yahoo!, que apoiaram a sua adequação para a construção de apps data-intensive em tempo real que precisam ser executados através de dispositivos distribuídos. Com um modelo event-drive e non-blocking, a ferramenta foi concebida e construída por Ryan Dahl, desenvolvedor da Joyent, que acredita que seu software substituirá o Java no espaço dos servidores.

Essa é uma linguagem de desenvolvimento adequada para uso na plataforma em nuvem Azure. O vice-presidente da Microsoft, Scott Guthrie, afirmou que veremos novas ferramentas do Azure integradas com as livrarias Node.js – e que isso ocorrerá em breve.

Em novembro do ano passado, o Yahoo! afirmou dar suporte para a tecnologia ao introduzir os Cocktails – uma mistura de HTML5, Node.JS, CSS3, e JavaScript. A companhia lançou dois mix: Yahoo! Mojito – um ambiente agnóstico de framework de aplicações web em JavaScript – e o Yahoo! Manhattan – uma plataforma hospedada para aplicações baseadas na Mojito.

Fonte: ITWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário