quinta-feira, 15 de março de 2012

Linguagens de programação do Google despencam e Apple ganha espaço

Microsoft, Apple e Oracle, que possuem suas próprias linguagens de programação, conquistaram posições muito boas em um ranking compilado por um indicador da indústria que monitora o uso de linguagens na web. Entretanto, os esforços da Google ainda precisam produzir resultados, de acordo com um representante do Tiobe, organização que publica mensalmente o Tiobe Programming Community Index (ou índice da comunidade de programação, em tradução livre).

No documento de março, disponibilizado esse final de semana, a Google viu sua linguagem, chamada Go, despencar e desaparecer do top 50, enquanto que a Dart, também da companhia, ficou na 78ª posição. O Java da Oracle ficou em primeiro lugar, sendo utilizado por 17,1% dos desenvolvedores, enquanto a C# da Microsoft apareceu em terceiro, com uma presença de 8,2%. A companhia de Redmond figurou novamente no ranking, em sétimo lugar, com a Microsoft Virtual Basic, utilizada por 4,4% dos desenvolvedores, e, por fim, a Apple e a Objective-C, utilizada para desenvolver aplicações para iPhone e iPad, conquistou o quinto lugar, com um índice de 7,4%.

Outras linguagens que ficaram entre as dez mais utilizadas incluem C, que ficou em segundo lugar, com 17% de participação, C++ em quarto (8%), PHP em sexto (5,55%), Python na nona posição (3,3%) e Perl na décima (2,7%).

De acordo com diretor de gerenciamento da Tiobe, Paul Jansen, a Google “se esforçou muito nos últimos anos para tentar emplacar sua própria linguagem de programação no mercado. Eles utilizaram muito RP (Relações Públicas) para isso, porém falharam com o Go e parece que o Dart está seguindo o mesmo caminho; a Google é conhecida por sua inovação e sucessos instantâneos, logo isso é desapontador".

Quem também se deu bem, conforme mostrou o relatório, foi o JavaScript, que foi da 10ª em março de 2011 para a 8ª posição no mesmo período deste ano, representando 3,8%, contra 1,8% de presença no ano passado. “Como os sites dependem cada vez mais do JavaScript, é esperado que sua popularidade cresça ainda mais no futuro” escreveu o Tiobe. “Ele é utilizado em quase todas as páginas web, porém não irá dominar o cenário completamente porque ela só resolve parte do problema, como a parte de programação web do cliente, por exemplo.

O índice mede a popularidade ao examinar a incidência com que uma linguagem em particular é procurada nos buscadores mais populares. Apesar de estar em primeiro lugar, a linguagem Java viu sua participação diminuir em relação ao ano passado, quando era utilizada por 19,71% dos desenvolvedores. A Objective-C, por outro lado, viu um crescimento expressivo em relação ao mesmo período em 2011, quando era presente apenas entre 3,5% dos desenvolvedores em março do ano anterior.


Fonte: IdgNow

Nenhum comentário:

Postar um comentário