quarta-feira, 18 de abril de 2012

Google defende que teve o apoio da Sun no desenvolvimento do Android

A Google defendeu em tribunal que a Sun Microsystems, a empresa comprada pela Oracle que detinha os direitos da linguagem de programação Java aquando do desenvolvimento do Android, apoiou a plataforma móvel

Os argumentos foram apresentados por um advogado da Google na apresentação das alegações iniciais do processo que opõe o motor de busca e a Oracle, que acusa a primeira de violação de patentes por utilizar a tecnologia Java no Android alegadamente sem autorização.

De acordo com o advogado da Google, Robert Van Nest, as partes do Java utilizadas no desenvolvimento do Android não necessitavam de autorização, por isso a empresa apoiou a Google na utilização das tecnologias em causa.

Durante a apresentação das alegações, o advogado, citado pela imprensa norte-americana, defendeu que «o código fonte do Android foi escrito por engenheiros da Google ou retirado de plataformas open source que estavam disponíveis e abertas» e sublinhou que o próprio presidente executivo da Sun na altura, Jonathan Schwartz, tinha congratulado o trabalho da Google neste projecto.

As afirmações de Robert Van Nest contrariam a defesa apresentada pela equipa que defende a Oracle no processo, que no primeiro dia argumentou que o apoio da Sun ao Android não era bem visto dentro da empresa, ao contrário do que era a posição pública.

O advogado da Google acusa a Oracle, que pretende obter uma indemnização de mil milhões de dólares com este processo, de querer «uma parte do sucesso da Google com o Android», mesmo que não tenha estado envolvida no desenvolvimento da plataforma.

Outra das provas apresentadas nas alegações iniciais foi um vídeo anterior à compra da Sun pela Oracle onde surge Larry Ellison, o CEO da Oracle, a dar os parabéns à Sun por «ter aberto o Java ao resto do mundo».

No mesmo vídeo, captado numa conferência dedicada ao Java, o patrão da Oracle acrescenta que «penso que poderemos ver inúmeros dispositivos Java, alguns dos quais vindos dos nossos amigos da Google, mas não vejo porque razão alguns destes dispositivos não possam vir da Sun-Google».

No final da apresentação, Robert Van Nest acusou ainda a Oracle de ter avançado com o processo contra a Google por ter tentado desenvolver um sistema operativo móvel próprio.

O processo vai continuar a ser analisado num tribunal de São Francisco, onde um das primeiras testemunhas a ser ouvida deverá ser precisamente Larry Ellison.

Fonte:SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário