domingo, 15 de abril de 2012

Um cronograma para o Java 8

A Oracle propôs datas para as várias versões que abrirão caminho para a próxima versão da implementação em código aberto da linguagem de programação Java. De acordo com Mathias Axelsson, o Release Manager da Oracle para o Java Development Kit (JDK), a empresa planeja lançar o JDK 8 em setembro de 2013. Entretanto, antes do lançamento final, os desenvolvedores pretendem publicar seis versões de "marcos" (milestones) do JDK que vão aos poucos incorporar novos recursos e aprimoramentos:

M1: 24 de abril de 2012
M2: 14 de junho de 2012
M3: 30 de junho de 2012
M4: 1 de setembro de 2012
M5: 26 de novembro de 2012
M6: 30 de janeiro 2013

Os desenvolvedores ainda não detalharam quais recursos serão incorporados no novo Java e em que momento do desenvolvimento isso deve acontecer. Contudo, o JDK 8 deve estar "completo e com todos os recursos" com o lançamento do Milestone 6. Uma fase geral de teste deve provavelmente acontecer no começo de fevereiro até o começo de abril de 2013, seguido de um período em que os desenvolvedores devem buscar resolver todas as falhas entre as prioridades 1 a 3; a partir de meados de junho de 2013, eles devem apenas lidar com problemas críticos, falhas de alta prioridade que podem criar problemas óbvios no momento do lançamento.

As propostas para o Java 8, na forma de Java Specification Requests (JSRs) devem ser submetidos ao JCP até o começo de maio, 2013. Os desenvolvedores também querem incluir no cronograma uma prévia de desenvolvimento "M7 Developer Preview" e definiram uma data para o fim dos testes e apresentação de falhas que os deixa com tempo suficiente para o corrigir todos os problemas relatados. Eles esperam que com esse novo cronograma eles sejam capaz de evitar alguns dos bugs que foram encontrados no lançamento do Java 7, e só foram corrigidos na primeira atualização da linguagem.

Os projetos Lambda e Jigsaw são os destaques entre os novos recursos da vindoura versão 8 do Java. O Lambda introduz closures ao Java, já o Jigsaw lida com modularidade de linguagem. Outros novos aspectos incluem também o JavaFX, interoperabilidade com JavaScript, e suporte melhorado a produtividade e dispositivos de desenvolvimento, além de várias atualização nas APIs que compõe o SDK.

Fonte: Linux Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário