sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Caso Android: Oracle e Google devem divulgar relacionamentos pagos com a mídia

O juiz responsável pelo processo entre Oracle e Google, por infração de patentes do sistema operacional móvel Android OS que usou Java, quer saber os nomes dos jornalistas e blogueiros que têm relacionamento pago com as empresas.

"O Tribunal está preocupado que as partes e/ou advogados possam ter retido, ou pago, impressões de jornalistas, comentaristas ou blogueiros que têm e/ou podem postar comentários sobre os temas deste caso", disse o juiz William Alsup em uma ordem apresentada terça-feira (7/8) na Corte da Califórnia, nos Estados Unidos.

"Mesmo que o caso esteja praticamente no fim, ele não foi totalmente finalizado e a divulgação de artigos, comentários ou análises sobre as questões tratadas neste caso possivelmente são influenciadas por relações financeiras”, acrescentou.

Oracle e Google devem divulgar em 17 de agosto os nomes de "todos os autores, jornalistas, comentaristas ou blogueiros que relataram ou comentaram sobre quaisquer questões neste caso e que receberam por isso”, reforçou Alsup.

Florian Mueller, blogueiro conhecido no mundo open source, havia divulgado que mantém um relacionamento de consultoria com a Oracle. "Como analista independente e blogueiro, vou expressar apenas as minhas opiniões, que não podem ser atribuídas a qualquer um dos meus clientes", disse Mueller.

Não ficou claro se Alsup estava ciente do relacionamento de Mueller com a Oracle, ou identificou que além de Mueller outros blogueiros e jornalistas têm acordos similares com a Oracle ou a Google. A Google afirmou que vai cumprir a ordem. Já a Oracle não quis comentar sobre o caso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário