quarta-feira, 29 de agosto de 2012

TI Maior: Aberta as inscrições para cursos gratuitos e vagas em Tecnologia

O projeto Brasil Mais TI foi iniciado nesta segunda-feira, 27/08, as inscrições para os cursos on-line gratuitos em linguagens de programação. Serão oferecidas 10 mil vagas por ano nos cursos de COBOL, JAVA e .NET.

O Brasil Mais TI também conta com um Portal de Vagas gratuito, em que os candidatos e as empresas de Tecnologia da Informação (TI) podem divulgar currículos e vagas de forma simples e gratuita, propiciando a conexão direta da demanda com os profissionais.

Voltado a jovens a partir de 16 anos, os cursos são inteiramente gratuitos, compõem uma carga total de 320 horas (COBOL) e 260 horas (JAVA e .NET) e são certificados pelo Ministério da Educação (MEC). Para participar da capacitação EAD (Ensino a Distância), os candidatos passam por uma seleção de perfil profissional, conhecimentos teóricos e afinidades em tecnologia.

“Desenvolvemos um processo seletivo para identificar os candidatos com perfil em TI, contribuindo para a retenção dos jovens nos cursos e na profissão”, afirma Sergio Sgobbi, Diretor de Educação e Recursos Humanos da Brasscom.

Os estudantes que não possuem acesso a internet, podem realizar o curso presencial em uma das instituições parceiras do projeto nas cidades participantes - Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Uberlândia.

“Selecionamos estas cidades, pois queremos propiciar a conexão direta com o emprego. A Brasscom mapeou o mercado brasileiro de profissionais de TI e identificou onde há maior demanda das empresas por profissionais”, afirma Sgobbi.

O Brasil Mais TI trará informações sobre o projeto, as vagas, o mercado de trabalho e o setor de TI nas redes sociais: blog, twitter e facebook. “Nós criamos um ambiente para engajar os jovens no projeto e na carreira de TI. Por isso, traremos informações nas redes sociais para impulsionar a carreira e a formação profissional”, diz Sgobbi.

O projeto foi desenvolvido com base em três pontos essenciais da formação profissional - conhecimento, capacitação e oportunidades - com o objetivo de despertar talentos e a vocação para carreiras de TI, setor que enfrenta carência de mão de obra qualificada.

Atualmente, o setor emprega 1,3 milhão de profissionais e as projeções da Brasscom indicam que 78 mil novos profissionais serão demandados nos oito principais mercados de TI no Brasil, mas apenas 33 mil estudantes concluirão os cursos superiores da área nesses estados - São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Mais informações: http://www.brasilmaisti.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário