sábado, 27 de outubro de 2012

Versão 2.5 do Google Web Toolkit é disponibilizada


De acordo com seus desenvolvedores, a versão 2.5 do Google Web Toolkit (GWT), um framework web open source para aplicativos Ajax baseado em Java, oferece melhorias significativas de desempenho. Aparentemente, a base de código foi reduzida em 20% e o tamanho do download ficou 39% menor.

O GWT é construído ao redor do compilador Java-to-JavaScript, que permite que desenvolvedores usem quase que exclusivamente o Java ao escreverem um cliente de aplicativo e código de servidor. O código da interface de usuário é traduzido para JavaScript e implementado no navegador quando necessário. A tecnologia recentemente se tornou um tópico de discussão, quando o Google introduziu o Dart como uma alternativa ao JavaScript; entretanto, o Google assegurou que à comunidade GWT que vai continuar a desenvolver o GWT em um futuro próximo.

Duas das principais novidades na nova versão são ainda classificadas como experimentais: Super Dev Mode e a biblioteca Elemental. Comparado com o clássico Dev Mode, o Super Dev Mode não requer plugins de navegador, tornando mais fácil o suporte para browsers adicionais, incluindo aqueles em dispositivos móveis. Além disso, os desenvolvedores podem usar um depurador para inspecionar o aplicativo GWT que está sendo executado. A biblioteca Elemental foi feita para oferecer uma programação web rápida e leve. Ela é voltada para desenvolvedores que estão familiarizados com APIs JavaScript de navegador.

Para gerar um código JavaScript melhor, o compilador Closure do Google agora está disponível como um compilador backend opcional do GWT. A biblioteca ARIA (Accessible Rich Internet Applications) foi atualizada para suportar a extensão Semantic HTML do W3C. Outras adições incluem extensões UiBinder e mais suporte para o padrão Bean Validation Java (JSR 303).

Fonte: Imasters

Nenhum comentário:

Postar um comentário