terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Java recentrada na modularidade

A versão 9 da linguagem retoma o desenvolvimento da característica prevista para a edição do ano passado. O suporte a aplicações em tempo real será também alvo de enfoque durante 2015.


Os esforços para dar à Java características de maior modularidade e suporte a aplicações em tempo real ganharam novo impulso, tendo em vista a versão 9 desta linguagem. Presente numa reunião de utilizadores, durante a semana passada, Ben Evans, um membro do comité executivo do Java Community Process, revelou ter visto apresentações sobre a modularidade prevista para a Java 9 e a Safety-Critical Java, para uso em sistemas em tempo real.

A modularidade estava prevista para o lançamento da Java 8, no ano passado, mas foi adiada para a versão 9 (com disponibilidade agendada para 2016), tendo sido redesenhada. “O projecto original era bastante complexo” quanto à modularidade, disse Evans. “O actual é muito mais reduzido e está muito focado na redução da dimensão, oferecendo aos programadores a opção de não fornecerem o Java Development Kit”.

Uma Java mais modular tem sido o enfoque do projecto Jigsaw e está a ser impulsionada pela Oracle e IBM, entre outros. Os seus benefícios incluem uma “pegada” mais pequena  em termos de inicialização de aplicações e no tamanho do código no disco, e na utilização da memória. “Há uma série de benefícios para os programadores e, claro, [na] segurança”, com os programadores a já não precisarem  de carregar o conjunto de ferramentas de GUI, Swing, ou de desktop, se não precisarem dele, acrescenta Evans.

Com o Safety-Critical Java, a linguagem ficará melhor equipada para ser executada em sistemas em tempo real seguras com requisitos rigorosos, como os da indústria aeroespacial, militar ou do sector automóvel. Os trabalhos evidenciam as novas áreas onde a Java está a ser usada, assim como a sua longevidade, defende Evans. A iniciativa em torno do  Java Safety-Critical está a ser impulsionada por um consórcio liderado pelo Open Group.

De modo semelhante, a Oracle tem ultimamente promovido a utilização da Java em sistemas incorporados para a Internet das Coisas. A proposta recém-lançada, o projecto Kona, procura definir APIs para Java em dispositivos daquele tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário