quinta-feira, 11 de junho de 2015

Procuram-se desenvolvedores

Pesquisa revela aumento na demanda por profissionais especializados em Microsoft Dot.Net, Oracle PL-SQL e Java.

Segundo o levantamento realizado pela Conquest One, consultoria brasileira de TI com atuação em Outsourcing e Staffing, que analisou as oportunidades do mercado de Tecnologia da Informação em 2014 - estimado para crescer acima da economia em 2015 - baseado nas vagas trabalhadas pela companhia no período, as oportunidades de TI serão crescentes para os desenvolvedores nos próximos anos.


Das vagas do ano anterior, a área de desenvolvimento se destacou, com a busca por profissionais para tecnologias Dot.Net, PL-SQL e Java, que responderam por 11%,  12% e 5% das vagas preenchidas respectivamente, resultando em 28% do total de demandas do período; áreas de infraestrutura que incluem os Analistas de Suporte (11%), Administradores de redes (6%), Consultores Windows (6%) e DBA (5%) também responderam por boa parte das demandas do ano, com uma média de 28% das oportunidades. Das vagas contabilizadas pelo levantamento, no consolidado anual, a área de desenvolvimento demandou 41% profissionais e a de infraestrutura 37%.

“A área de infraestrutura está se consolidando, porque as empresas têm transferido a sua infraestrutura para a nuvem, por isso, é natural ver o aumento da procura por profissionais de desenvolvimento e a queda pelos de infraestrutura, uma tendência que será crescente na área de TI nos próximos anos”, explica Marcelo Vianna da Silveira, sócio-diretor da Conquest One.

Em 2014, os setores de construção (18%), tecnologia (16%), farmacêutico (9,5%), varejo (8%), processamento de cartões (8%) e indústria (7%) demandaram mais profissionais de TI, atrás de setores de seguros, saúde e serviços, com uma média de 6%, cada.  Já no primeiro trimestre de 2015, o aumento na demanda por profissionais de TI se manteve nos setores de construção (20%), tecnologia (19%), farmacêutico (15%), e as áreas de processamento de cartões (10%), saúde (8%), varejo (8%) e serviços (5%) também se destacaram.

“A estimativa é que em 2015 esse cenário mude, com o setor financeiro, principalmente os bancos, exigindo profissionais capacitados para atuar em áreas como mobilidade e segurança”, afirma Antonio Loureiro, presidente da Conquest One. A expectativa da companhia é que em 2015 o número de vagas preenchidas tenha aumento na ordem de 15%.

Embora a área esteja aquecida, 90% das oportunidades do ano passado foram para profissionais com experiência para os níveis pleno, sênior ou gerencial – esta última área respondeu por mais de 10% das demandas do ano passado – e nesse trimestre, 20% das oportunidades são para os cargos de liderança, para atuar nas funções de líderes e gerentes de projetos. O inglês também tem entrado na exigência dos contratantes, e no ano passado, 10% das vagas exigiram fluência no idioma, tendência que deve se manter, de acordo com a Conquest One. “O inglês tem se tornado mandatório para o profissional de tecnologia, que precisa estar apto a compreender diferentes sotaques e participar de conference calls com profissionais de diversas regiões do mundo”, conclui Marcelo Vianna da Silveira.

Fonte: Ipnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário