sábado, 14 de janeiro de 2017

(Ops!) Google Go é indicada a Linguagem do Ano pelo Tiobe

Não deu para o Java desta vez: a Linguagem de Programação do Ano de 2016, segundo o Índice Tiobe, foi o Google Go.
A linguagem desenvolvida pelo Google apresentou um crescimento vertiginoso no interesse dos programadores no ano passado e passou a frente de todas as outras, inclusive o Java, vencedor de 2015.

De acordo com os organizadores do ranking, o Google Go disparou para o topo, “sem qualquer competição”, em termos de procura por parte dos desenvolvedores.”Os principais motores por trás do sucesso do Go estão na sua facilidade de aprendizado e sua natureza pragmática. Ela não é sobre conceitos teóricos como herança virtual e mônadas mas sobre experiência de mão na massa”, afirma o Tiobe em seu comunicado oficial.

Esse crescimento no interesse também se manifestou no índice de utilização da linguagem de programação, que saltou da 54ª posição em Janeiro de 2015 para o 13ª lugar em Janeiro de 2016. Os três primeiros lugares em utilização permaneceram inalterados, nas mãos do Java, C e C++, respectivamente.

O Índice Tiobe estabelece um ranking de linguagens de programação, classificadas pela frequência em que são consultadas na web em mecanismos de busca usando o nome da linguagem como termo de pesquisa. Criado por uma empresa holandesa, o sistema analisa dados do Google, Google Blogs, MSN, Yahoo!, Baidu, Wikipedia e YouTube desde 2002.


Fonte: Código Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário